quinta-feira, 29 de outubro de 2009

29 de Outubro - DIA NACIONAL DO LIVRO




O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à funda-ção da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.

Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium". Princesa Isabel
A pricesa Isabel nasceu no dia 29 de julho de 1846 na cidade do Rio de Janeiro e, foi a segunda filha do Imperador D. Pedro II. Seu nome, na verdade, não era só Isabel mas, sim, Isabel Cristina Leopoldina Augusta. Ela se tornou herdeira do trono com apenas 11 meses de idade, quando morreu seu irmão mais velho - o príncipe Dom Afonso.

O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série.

Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.

Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.

Os livros, penso que são Como portas encantadas, Que levam a lindas terras, Onde moram anões e fadas. Lugares longe e tão belos Aonde eu não podia ir, Mas, agora, com esta porta, É só ter cuidado e... abrir.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SÃO JUDAS TADEU - DIA 28 DE OUTUBRO




ORAÇÃO MILAGROSA


São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus,

o nome de traidor é causa de serdes esquecido por muitos,

mas a santa igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio.

Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática,

eu vo-lo rogo o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível.

Vinde valer-me nesta grande necessidade para que eu possa receber as bençãos , consolações e socorros do céu em todas as minhas aflições,necessidades e sofrimentos

particularmente (fazer o pedido)e que eu possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade.

Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu,ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honrar-vos como meu especial e poderoso padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco.

Amém

São Judas Tadeu, rogai por nós epor todos os que vos honram e vos invocam.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ASSÉDIO MORAL

Enfrentar uma situação de assédio moral no trabalho é cada vez mais comum. Para se ter uma ideia, o número de processos investigatórios instaurados pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro aumentou 588,2% nos últimos quatro anos. Some-se a isso a dificuldade de lidar com o problema: a vivência repetida e prolongada de circunstâncias humilhantes e vexatórias durante a jornada de trabalho, como exigência de missões impossíveis, delegação de tarefas inexpressivas, desqualificação do empregado, perseguição e desrespeito às atribuições estabelecidas por contrato.
Sair desses e outros constrangimentos é delicado, mas especialistas dão dicas de como tentar resolver a questão de cabeça erguida.
O que é assédio moral?Assédio moral é a exposição de trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras pelo patrão ou chefe por repetidas e prolongadas vezes durante a jornada de trabalho. Não é um fato isolado, mas uma conduta que tem longa duração e é caracterizada por ser desumana e desprovida de ética, de uma maneira que desestabiliza o funcionário. "É uma relação de poder distorcida entre a hierarquia superior e os subordinados. Como quando há uma cobrança excessiva, inclusive exigindo a repetição da tarefa sem necessidade por várias vezes; pedidos frequentes para se chegar antes do horário e executar um serviço que não é adequado à função; além da desqualificação do trabalho do empregado com ofensas ou com atribuição de tarefas menores", aponta o psicólogo Lindomar Darós. Estabelecer metas impossíveis de se realizar, cobrar por elas de maneira vexatória, atacar à vida pessoal, limitar idas ao banheiro e dificultar o acesso ao material de trabalho são outros exemplos comuns de assédio moral.
A conduta ilícita acaba se transformando em perseguição e violência psicológica. A vítima do assédio costuma ser isolada do grupo sem mais explicações e passa a ser hostilizada, ridicularizada e desacreditada diante da equipe. "O objetivo desse tipo de chefe é que o funcionário troque de departamento ou se sinta forçado a desistir do emprego. O assédio é muito praticado na esfera pública, onde o empregado não pode ser demitido sem solenidade", diz o procurador Wilson Prudente.

domingo, 4 de outubro de 2009

GATOS





É provável que o animal que mais aproveita bem a vida seja mesmo o gato.

Além de sua extrema independência, totalmente livre e indomável, tem carisma e personalidade própria que ninguém consegue mudar.

É difícil de se conquistar um gato, mas é fácil de ser conquistado por ele sem que este faça muito esforço.

Basta uma esfregadinha na perna e um miado e já tem conquistado um novo amigo.

Mesmo arredio, o gato é o animal que mais possui objetos pessoais, vão desde brinquedos, casinhas, almofadas até escadas especiais e tudo o mais feito especialmente para agradar o bichano.

É claro que estamos falando de países civilizados e que se preocupam com os animais, pois se fosse na China o destino do bichano seria mesmo a panela.

De toda maneira, para amenizar o fim de semana, aqui vão algumas regalias dos gatos.

Tem gato que vive melhor de que muita gente, depois ainda dizem que os animais não são inteligentes...

FAITH - UMA LIÇÃO DE VIDA







Ele nasceu com 3 pernas, duas saudáveis e uma anormal, na frente, que teve de ser amputada. Certamente ele não conseguia andar quando nasceu. Mesmo a sua mãe não o aceitou. Ele foi rejeitado e desdenhado.
Seu primeiro dono também nem acreditou que ele sobreviveria. Assim sendo ele até pensou em eliminá-lo.


Naquela época, sua atual dona Jude Stringfellow entrou em sua vida e desejou cuidar dele. Ela estava determinada a ensiná-lo e treiná-lo para andar por si só. Ela acreditava que só precisava de um pouco de FÉ. Por isso ela lhe deu o nome de "Faith" (= Fé).
No começo ela colocava FAITH numa prancha de surf para que ele sentisse os movimentos da água. Mais tarde lhe dava pasta de amendoim, numa colher, como um prêmio e recompensa por ter ficado ereto e saltar pela casa.
Até outros cachorros da casa o ajudavam e encorajavam a caminhar. Surpreendentemente, depois de apenas seis meses, como que num milagre, FAITH aprendeu a se equilibrar em suas duas patas traseiras e saltar se movendo para a frente. Depois de mais algum treinamento na neve ele pode caminhar como um ser humano.
Não importa para onde ele vai ele sempre atrai as pessoas à sua volta. Agora ele está ficando famoso no cenário internacional. Ele já apareceu em vários jornais e espetáculos de TV. Há, inclusive, um livro cujo título é "With a Little Faith" (Com um pouco de fé), publicado a seu respeito.


Ele chegou a ser cogitado para aparecer num dos filmes de Harry Potter. Sua atual proprietária, Jude Stringfellow, deixou seu trabalho e carreira como professora, para levá-lo através do mundo, para orar: "mesmo sem um corpo perfeito, alguém pode ter uma alma perfeita."


Na vida sempre acontecem coisas indesejáveis.Talvez uma pessoa que sinta que as coisas não estão indo bem como desejaria, talvez venha a se sentir melhor mudando seu ponto de vista e ver os fatos sob uma nova perspectiva. Talvez esta mensagem possa trazer a todos novas formas de pensar e encarar a vida. Talvez, todos possamos apreciar e agradecer cada dia maravilhoso que se seguirá.


A Vida é uma demonstração contínua do poder do pensamento positivo e de ter fé. Se até um cachorro é capaz de superar suas dificuldades com amor, o que ele pode fazer por nós! Nunca despreze o amor, nunca perca a fé... Katya Lemos


©2007 '' Por Elke di Barros