domingo, 23 de agosto de 2009

CONEXÃO INDIA - ALGUMAS EXPRESSÕES




Chupt karo é uma expressão imperativa em híndi que significa “cale a boca” ou “não diga nada”, conforme a entonação é uma ordem bastante arrogante, geralmente de quem manda para quem obedece. Às vezes é apenas uma forma de interromper quem está falando, para poder melhor explicar uma situação.


Em híndi (língua oficial da Índia), kutta quer dizer cachorro. É usado para o animal cachorro, mas também como uma forma de xingamento, como é no Brasil, dependendo do tom em que é falado e para quem está se dirigindo a palavra. Mas só se usa essa palavra em momentos de muito estresse e de descontrole (raiva). Já quando a pessoa se dirige ao animal, se expressa de forma suave e carinhosa, mudando totalmente o sentido.


Namaste ou namaskar vem do sânscrito que significa “O Deus em mim saúda o Deus em você”. É a forma mais popular de cumprimentar na Índia. Essa expressão tem origem na crença de que todos são essencialmente divinos, cabe apenas a cada um despertar essa divindade latente. Com esse cumprimento, é a nossa essência divina que está reverenciando e não o nosso ego. Geralmente, quando se fala “namaste” coloca-se as duas mãos juntas ao coração ou, às vezes, nas sobrancelhas ou até acima da cabeça.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros