quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ISTO É SAMPA - MUSEU DA LINGUA PORTUGUESA



O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).
O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.
Ao contrário do que foi informado durante a sua inauguração, o Museu da Língua Portuguesa não é o primeiro museu lingüístico dedicado a uma única língua em todo o mundo, existindo pelo menos um outro: o Museu da Língua Africâner, fundado em 1975 na África do Sul.
A Estação da Luz, considerada a porta de entrada da capital paulista, era o espaço onde se dava o primeiro contato dos imigrantes com o idioma do país no fim do século XIX.
A primeira exposição temporária do museu teve como atração a comemoração dos cinqüenta anos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, organizada pela diretora artística e cenógrafa Bia Lessa. Essa amostra tem o prazo de seis meses.

O erro já foi corrigido.
Durante a cerimônia de inauguração, em um dos painéis, se encontrava a palavra raíz, quando o correto seria raiz, sem o acento agudo. O equívoco foi causado por uma divergência ortográfica entre épocas diferentes e foi corrigido posteriormente.
A cerimônia de inauguração foi ao som da canção brasileira "Asa Branca" e do fado português "Foi Deus".
O primeiro projeto do museu é o Programa de Formação de Educadores, coordenado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e pela Fundação Roberto Marinho. Tem por principal objetivo a capacitação de 4.800 professores das áreas de Língua Portuguesa, Literatura, Educação Artística, Geografia e História, envolvendo cerca de 300 escolas públicas.
A Grande Galeria é considerada a maior tela de projeção do mundo, com 106 metros de comprimento, onde são utilizados 38 projetores que exibem simultaneamente três filmes sobre as relações da língua portuguesa com os mais variados aspectos da cultura brasileira. O software utilizado para o gerenciamento simultâneo das imagens é o Watchout, da empresa sueca Dataton.


0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros