domingo, 23 de agosto de 2009

CONEXÃO INDIA - EXPRESSÕES E SEUS SIGNIFICADOS

Chukriá é uma palavra da língua urdu que significa “obrigado”. Ela é mais usada no norte da Índia e em regiões que contaram com a presença mulçumana. Essa língua tem forte influência árabe (chukran) e foi introduzida com a invasão islâmica. Como se sabe, na Índia fala-se diversos idiomas e dialetos. O mais usado é o híndi. Nesse idioma, usa-se a palavra “dhanyabad” para agradecer. Mas todo indiano conhece o “chukriá” também como forma de agradecimento e costuma-se usar o “thainkyu” também pela influência inglesa.

“Nahin” significa “não”, uma resposta negativa, assim como ham significa sim. Usa-se o Ji-nahin (não) e o Ji-ham (sim) para situações mais formais. Mas na linguagem popular do híndi, para dar uma resposta negativa comum usa-se o “nahin” em tom suave. Mas quando fala-se “nahin” em tom ríspido é uma negativa de corte.

Essa é uma expressão que, pelo uso constante na Índia, já virou gíria. Mas a tradução é bem simples. “Tike” significa bom e “he” vem do verbo ser em híndi. É uma gíria super usada por todos na Índia que poderia ser traduzida como “Tá bom”, “Ok”, “Então tá”, “Joia”, “Beleza” etc.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros