terça-feira, 18 de agosto de 2009

DOR DE CABEÇA


Dor de cabeça é um sintoma, não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça freqüentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaléia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca.Existem três tipos básicos de dores de cabeça. A dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor. O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.
O terceiro tipo é a dor de cabeça secundária, nesses casos a dor de cabeça é o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.
Uma teoria sobre a enxaqueca é que ela é causada por uma inflamação do nervo trigêmeo, que enerva a face e o couro cabeludo. A inflamação dos ramos nervosos irrita os vasos que se dilatam. A enxaqueca também tem relação com a serotonina, por isso a enxaqueca e a depressão andam sempre juntas.
As mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens, e uma certa personalidade do tipo - compulsiva, perfeccionista, e voltada ao sucesso - parece ser mais suscetível a ter enxaquecas. A enxaqueca ocorre junto com a depressão e a ansiedade.
Um número de fatores físicos e emocionais podem contribuir para as enxaquecas.
Relaxamento para a dor de cabeça

Uma técnica fácil e agradável para combater os efeitos de estresse que causam a dor de cabeça é o relaxamento progressivo. Ele só requer alguns minutos e uma cadeira, sofá ou uma coberta no chão, em um lugar sossegado, longe das pessoas, do telefone, televisão e outras perturbações. O relaxamento progressivo consiste em tensionar e depois liberar a tensão alternadamente em cada músculo ou grupo de músculos de uma extremidade do seu corpo até a outra. Para fins de alívio ou prevenção da dor de cabeça, você pode focalizar-se nos músculos da sua fronte até o seu ombro. Intencionalmente, tensione o músculo ou grupo muscular específico o mais forte que puder, segure a tensão por alguns segundos, e finalmente libere-a, permitindo que o músculo relaxe lentamente. Então, prossiga para os próximos músculos ou grupo muscular e repita. Tente os seguintes passos para aliviar a dor:
1. enrugue e depois libere os músculos da testa (ou franza a testa);
2. feche bem os olhos, depois abra-os devagar;
3. dê um sorriso bem aberto, depois permita que ele se desfaça;
4. cerre seus dentes, depois relaxe;
5. aperte a sua língua de encontro ao céu da boca, depois deixe que ela volte ao lugar;
6. aperte os seus lábios bem forte, depois relaxe;
7. pressione a sua cabeça contra o chão ou contra o encosto da cadeira, depois relaxe;
8. encolha os seus ombros, trazendo-os o mais próximo possível das suas orelhas, depois deixe-os cair.
Se você tiver tempo extra, pode prosseguir até os pés, para um relaxamento do corpo todo. Certifique-se de respirar devagar e profundamente durante todo o exercício.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros