sábado, 29 de agosto de 2009

ISTO É BRASIL - 10 ILHAS BRASILEIRAS ONDE SE ENCONTRA PAZ






1. Ilha do Bananal (TO) Cercada pelos rios Araguaia e Javaés, é a maior ilha fluvial do mundo. Tem flora e fauna diversificadas, já que está em um ponto de transição entre a Amazônia e o cerrado. As atrações variam conforme a época do ano: nas chuvas (de novembro a abril), o território alaga, formando um verdadeiro pantanal que só é possível de explorar de barco. Na seca, a água que recua dá lugar a belas praias.

2. Ilha de Marajó (PA) Em função de seu tamanho, é bastante diversa e oferece um leque enorme de oportunidades. Marajó mistura praias com Amazônia, campos povoados por búfalos com vilas, tudo isso colorido pelo vermelho das penas do guará, um pássaro típico da região. Além das belezas naturais, renda-se ao encanto do artesanato marajoara e das danças inspiradas em manifestações africanas e indígenas.

3. Ilha do Caju (MA) A ilha é uma das cerca de 80 localizadas no delta do rio Parnaíba, perto da fronteira do Maranhão com o Piauí. Ela é propriedade de uma família de origem britânica, que resolveu investir pesado na preservação e no ecoturismo. Aproveite para relaxar caminhando por entre as dunas, observe os caranguejos ao explorar os mangues de caiaque, ande a cavalo ou, simplesmente, escolha uma das praias marítimas ou fluviais.

4. Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) Só foi aberto para o turismo na década de 90 e, ainda assim, com visitação controlada. Não é à toa que esse conjunto de ilhas consegue preservar intacta sua natureza caprichada. O desenho de Fernando de Noronha é carregado de pinceladas azuis e verdes no mar, emolduradas por praias douradas, rochas e corais. Ali, a vida marinha pulsa e convida a um mergulho.

5. Arquipélago de Abrolhos (BA)Esse Parque Nacional Marinho é formado por cinco ilhas e fica no litoral sul da Bahia, na altura de Caravelas. Uma das melhores épocas do ano para o turismo é entre julho e novembro, quando ele recebe a visita das baleias-jubarte. Nesse período em que fazem a reprodução, elas proporcionam um fascinante espetáculo de caudas, acrobacias, barbatanas e cantos.

6. Ilha Grande (RJ) À maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, só se chega de barco. Para suas belas enseadas, o único caminho são as trilhas. Além das mais de cem praias, Ilha Grande tem Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras e clima de vila de pescadores. Desfrute com mais tranqüilidade fora dos feriados prolongados e da alta temporada, quando o local é invadido por visitantes de Rio e São Paulo.

7. Ilhabela (SP)Bela até no nome, a ilha é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela. A 198 quilômetros de São Paulo, está longe de ser deserta, oferecendo um generoso leque de pousadas e restaurantes charmosos. A costa voltada para o oceano, porém, é marcada por praias selvagens e de difícil acesso, como a do Bonete. Não precisa nem desligar o celular para relaxar: ele não pega ali mesmo...

8. Ilha do Cardoso (SP)No extremo sul do litoral paulista, essa ilha tem 90% de seu território preservado por um parque estadual. São cerca de 20 mil hectares de Mata Atlântica, cachoeiras, praias, costões, dunas, piscinas naturais e sambaquis (depósitos de conchas). A Ilha do Cardoso é habitada por comunidades caiçaras, de ascendência indígena, que dão as visitantes uma importante lição sobre o relacionamento com a natureza.

9. Ilha do Mel (PR)Acesso limitado, ausência total de carros, nada de iluminação pública. Esses são alguns dos ingredientes que dão sabor rústico à essa ilha do Paraná. Com 35 quilômetros de praias, há areia de sobra para os visitantes se espalharem. Quando o fazer nada à beira-mar parecer insuficiente, encare a trilha até o Forte Nossa Senhora dos Prazeres, que oferece uma vista de perder a voz.

10. Ilha do Campeche (SC)Localizada a leste da ilha da moda - Florianópolis -, Campeche não oferece a possibilidade de pernoite. Para explorar suas trilhas, só mesmo em bate-e-volta, com monitor credenciado e após o pagamento de uma taxa de preservação. Em meio ao cenário de Mata Atlântica, a ilha de apenas uma praia guarda uma surpresa improvável: dez sítios arqueológicos, com um vasto conjunto de inscrições rupestres.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros