domingo, 23 de agosto de 2009

CONEXÃO INDIA - DHARMA


Toda a filosofia do hinduísmo se baseia no Sanatana Dharma. Sanatana quer dizer eterno e dharma vem da palavra em sânscrito “Dhar”, que é aquilo que suporta, dá sustentabilidade. Ou seja, é aquilo que faz existir, a verdade natural que rege o universo, as pessoas, as coisas, e tudo que existe no mundo. Dharma é a palavra mais importante para ser entendida e cumprida pelo ser que busca a evolução. É a natureza interior que alcançou, em cada indivíduo, um certo grau de desenvolvimento e florescimento. É essa natureza interior que modela a vida exterior e se faz expressar por pensamentos, palavras e atos. É a lei da vida evolutiva, a que modela pela sua própria imagem tudo o que lhe é exterior.
O dharma de cada um é diferente, a natureza interna de cada ser humano retrata o estágio em que se encontra e as leis que regem o próximo passo para sua evolução é o seu dharma. Por exemplo, o dharma da vaca inclui dar o leite. Pensamentos importantes que nos ilustram o melhor entendimento do que é dharma: o que seria o Dharma de uma mãe? De um pai de família? Qual seria o dharma de uma professora? De um militar?
Os indianos acreditam que, se cumprirmos nosso dharma nessa vida, daremos sustentabilidade para a próxima vida e para as gerações futuras que descendem de nós, para a nossa sociedade e o planeta. Não comprometeremos nosso Karma, nosso ecossistema e todo o universo.

0 comentários:

©2007 '' Por Elke di Barros